Loulé recebeu a apresentação do Rally de Portugal 2011 no Algarve!

Realizou-se hoje, em Loulé, no edifício Duarte Pacheco, a conferência de imprensa para apresentação do “Vodafone Rally de Portugal 2011”, um dia após a apresentação oficial em Lisboa.

Presentes ao acto Mário Martins da Silva e Pedro Almeida, responsáveis do Automóvel Clube de Portugal (ACP), em substituição do presidente Carlos Barbosa, ausente no estrangeiro em afazeres ligados ao desporto automóvel. Presentes também os presidentes das autarquias de Loulé e Almodôvar, para além de outras individualidades envolvidas no importante lançamento do evento WRC em Portugal, que irá decorrer na estrada de 24 a 27 de Março.

A 44ª edição do Rally de Portugal enquadra-se num campeonato do Mundo totalmente renovado, com regulamentos técnicos que deram azo a propostas diferentes em termos de viaturas participantes, num desafio aliciante e que certamente constituirá outro dos grandes motivos de atracção da prova.

Nascido no actual formato em 2005, o Rally de Portugal da presente geração, foi projectado, desde o inicio em todos os detalhes, para ser uma prova do Mundial.

Cada rally do WRC tem uma classificativa, normalmente a última, que oferece o aliciante extra de uma bonificação em pontos para os pilotos melhor classificados – o “Power Stage” -, o novo conceito introduzido este ano na regulamentação do campeonato, que vem enriquecer esta prova portuguesa no campeonato mundial.

Para Pedro Almeida, director da prova:  «quando a nossa prova foi definida e apresentada à FIA para aprovação, o conceito do “power stage” não estava ainda claramente estabelecido. Posteriormente, tivemos ocasião de discutir o assunto com o promotor do campeonato, tendo a nossa opção sido aceite». O que interessa é que o troço em questão, permita a transmissão televisiva em directo – «o que é obviamente o caso» concluiu Pedro Almeida. Neste caso no dia 27 domingo, com inicio às 12:25, não só pela RTP, mas sim para todo o mundo…

Todos os intervenientes na apresentação no Algarve do Rally de Portugal, foram unânimes em afirmar a grandiosidade desta prova, não só com a lista de inscritos bem recheada como também de um WRC renovado, “tudo aponta para que o Rally 2011 trilhe a rota de sucesso que as anteriores edições têm conhecido”.

De realçar a intervenção de Fernando Perna, docente da Universidade do Algarve, intitulada “Impacto do Vodafone Rally de Portugal WRC na Economia do Turismo”, um importante trabalho estatístico que apresentamos em seguimento:

WRC-ACP CIITT-UALG 25Fev2011

Uma estrutura quase inalterada!

Analisando mais em detalhe o programa da prova, teremos nesta edição um período mais compacto de reconhecimentos, com uma duração de apenas dia e meio em vez dos dois dias habituais, decorrendo na terça-feira e na manhã de quarta-feira (dias 22 e 23 de Março), isto porque o shakedown é antecipado para a tarde de quarta-feira, com início pelas 14:30.

O dia seguinte, quinta-feira, 24 de Março, será reservado à super especial de Lisboa, cujo programa integra o reconhecimento da prova em veículos eléctricos, uma sessão de autógrafos com os principais pilotos e um desfile de apresentação das melhores equipas em veículos históricos descobertos, para além de uma prova reservada a veículos clássicos desportivos.

Na sexta-feira, o Vodafone Rally de Portugal vai para a estrada no seu cenário tradicional, com a realização de 6 provas de classificação, correspondentes a uma dupla passagem por 3 troços diferentes: Santa Clara, com 22,99 km, cujo início foi ligeiramente antecipado, Ourique (20,27 km) e Felizes (21,31 km).

No sábado tem lugar a segunda etapa, com mais três troços feitos por duas vezes: Almodôvar, com uma extensão de 26,23 km e transmissão televisiva em directo na RTP na sua parte central em ambas as passagens, Vascão (25,26 km) e Loulé (22,56 km).

No domingo, o Rally de Portugal encerra com mais 2 troços percorridos por duas vezes: Silves (21,39 km) e Santana da Serra (31,04 km), esta última com transmissão directa para Portugal na RTP também nas duas passagens e com cobertura televisiva em directo para todo o mundo na derradeira passagem através da plataforma da NOS (North One Sport), o promotor do campeonato.

No total, serão mais de 385 km de troços disputados nas excelentes estradas de terra dos concelhos de Almodôvar, Loulé, Ourique e Silves, cujas autarquias, reconhecendo naturalmente o impacto muito positivo que o Rally de Portugal tem na economia e na divulgação das suas regiões, se têm assumido como parceiros de eleição do ACP, dando um contributo fundamental para o sucesso da prova.

Por outro lado e se se exceptuar a super especial de Lisboa, uma prova de características muito especiais orientada sobretudo para a vertente promocional, a quilometragem média das classificativas do Vodafone Rally de Portugal atinge praticamente os 24 km, um valor excepcional, mesmo no quadro do Mundial de Ralis.

Carlos Barbosa declarou ontem que o Estado ainda não pagou a edição de 2010!

Segundo a Lusa: «o presidente do ACP, entidade organizadora do Rally de Portugal, disse hoje que o Estado “ainda não cumpriu com a obrigação” de participação de um milhão de euros para a realização da prova do WRC em 2010.

Carlos Barbosa disse que o ACP teve de recorrer “à banca” para assegurar a edição de 2011 do Rally de Portugal, de 24 a 27 de março, apresentada hoje, com a novidade da super-especial em Lisboa, na Praça do Império, em Belém, 37 anos depois.

“Tenho uma esperança de que o dinheiro nos vai ser entregue, porque senão o Rally de Portugal fica comprometido em 2012”, alertou Barbosa, que revelou ser de 3,5 milhões de euros o orçamento da prova deste ano, a terceira do calendário do WRC»

Em resumo, tudo se conjuga para que o “Vodafone Rally de Portugal 2011” seja mais um êxito nacional a nível mundial!

(“Fanáticos do Rally”/Algarve Press)


Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s