Rally de Portugal > História

Uma história com 44 edições

Fundado em 1900, o Automóvel Club de Portugal (ACP) desde sempre dedicou uma atenção muito especial à competição automóvel em Portugal, tendo chamado a si a organização das mais importantes competições dos calendários internacionais.

Não admirou, por isso, que, em 1967, o ACP tivesse levado para a estrada a primeira edição do Rally TAP, competição que rapidamente granjeou enorme prestígio internacional a ponto de, seis anos depois, ter feito parte do primeiro Campeonato do Mundo de Ralis.

Ao longo da sua história, o Rally TAP, e mais tarde o Rally de Portugal, escreveram páginas de sucesso no palmarés do Mundial, a ponto de ter sido considerado por cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 ter sido distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.

Depois da decisão da FIA em retirar a prova do calendário do Mundial, os responsáveis do ACP, desde que a Direcção presidida por Carlos Barbosa foi eleita, não deixaram de apostar no regresso do Rally de Portugal ao escalão máximo, o que foi conseguido em 2007, tendo as estradas do Algarve por cenário.

Fruto da rotação das provas no calendário do Mundial, o Vodafone Rally de Portugal esteve ausente do WRC em 2008 mas voltou em 2009 ao convívio dos grandes eventos internacionais, merecendo os aplausos generalizados de pilotos, equipas e media.

Galeria dos vencedores

A história do Rally de Portugal começa em 1975, ano em que sucedeu ao Rally TAP, passando a ser organizado pelo ACP. Um palmarés onde surgem os maiores nomes dos ralis internacionais.

Conheça em pormenor a lista dos vencedores da prova no ficheiro pdf :


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s