…antes do prego a fundo!

O Campeonato Mundial de Rallyes 2011 continua amanhã, com o segundo teste em terra da temporada – Portugal.

Ficamos com um resumo da preparação dos pilotos e o que comentaram sobre a prova portuguesa.


Petter Solberg (Solberg World Rally Team): “Eu gosto realmente dos troços de Portugal – são rápidos e técnicos!. Realizámos um dia de testes no Algarve e agora temos um montão de informações que nos ajudarão para o conjunto de top nesta prova. No México, nós vimos que temos a velocidade, agora tenho confiança de acabar na frente de Portugal. ”

Kimi Raikkonen (Ice 1 Racing) preparou-se para a terceira ronda do WRC com um teste em França, na semana passada. O finlandês rodou 150 kms., e Benoit Nogier, boss da equipe está optimista de que Raikkonen, depois de se classificar entre os oito primeiros no Rally da Suécia, “ele mostra que se adapta muito bem ao seu Citroen  DS3 WRC”.
Kimi Raikkonen: “Começámos bem a temporada na Suécia e aproximamo-nos dos líderes em 2010. Mas ainda estou aprendendo!

Até agora, temos feito o possível para testar e optimizar a aderência do carro na terra. Eu tenho bons pressentimentos e não posso esperar para chegar a Portugal… ”

O único Team Abu Dhabi, de Khalid Al Qassimi, vai regressar a Portugal depois de ter optado por não incluir o Rally do México na agenda. Não surpreende, que o piloto do Oriente Médio prefira temperaturas de Portugal aos da Suécia… Al Qassimi provou o seu Ford Fiesta em terra pela primeira vez em Tavira na segunda-feira.
Khalid Al Qassimi, “É bom estar de volta depois de perder a corrida no México. O primeiro teste em Portugal foi muito exigente. Portugal é um dos meus favoritos, tenho boas lembranças, porque eu também me sinto muito confortável em dias quentes e trilhas de cascalho, típico de Abu Dhabi. Felizmente poderei tentar adicionar outros pontos. ”

A formação de Federico Villagra (Munchi’s Ford World Rally Team) teria que iniciar o Vodafone Rally de Portugal logo após a primeira corrida do Campeonato Argentino, perto de Buenos Aires com um Fiesta S2000. Mas a prova argentina foi cancelada e agora ele vai experimentar ao volante do Fiesta RS WRC em Portugal.
Federico Villagra: “Fizemos um teste em Portugal em Fevereiro e esperamos que as condições sejam praticamente as mesmas (conforme “Fanáticos do Rally” informaram na altura). O Fiesta RS WRC tem um chassis excelente. ”
Monster World Rally Team, a equipa norte-americana espera que não se repitam os problemas eléctricos que afectaram o Ford Fiesta RS WRC de Ken Block, no México. Na verdade, o teste made in Portugal de Ken Block na segunda-feira, fizeram-no ganhar mais experiência com o Fiesta.
Após um acidente no Rally do México, Dennis Kuipers, piloto da FERM Powertools World Rally Team, retorna à acção com um Ford Fiesta RS WRC reconstruído. Ele testou o carro no Parque de Assistência do Vodafone Rally de Portugal e tem um pressentimento bom.
Dennis Kuipers: “Eu sei que este rally é exigente! Mas com as notas que tomámos em 2010, podemos concentrar-nos com os detalhes. ”
Brazil World Rally Team, a equipa vai começar em Portugal o seu programa de 11 ralis. O Algarve é um dos dois testes com um S2000 MINI antes de usar o WRC no Rally Italia-Sardenha em Maio. Oliveira vai ter a experiência do co-piloto português Carlos Magalhães.
Daniel Oliveira: “É um carro novo e novas sessões, o meu objectivo é para não furar ou danificar o carro. Eu quero aprender e ir mais rápido, sessão por sessão. Eu sei que vai ser difícil. Portugal não é fácil. ”
Van Merksteijn Motorsport, em colaboração com a Citroën Racing, estreia-se como equipa WRC em Portugal, onde o piloto Peter van Merksteijn Jr irá concorrer para marcar pontos pela primeira vez. Mas a má sorte… o teste que tinha que fazer na semana passada teve de ser cancelado pela chuva forte.
Peter van Merksteijn Jr: “Eu poderia adaptar-me ao carro nos dois dias de testes. Assim tentamos vários ajustes, o WRC DS3 é como um kart, e logo se adapta ao piloto! A minha primeira impressão foi muito boa, também a equipa. Estou ansioso para jogar o meu primeiro rally da temporada. ”
Team Quinta do Lorde, a equipa portuguesa não é indicada para marcar pontos, mas o piloto Bernardo Sousa será um dos participantes susceptíveis ao top 10 com o Ford RS WRC que voo pela primeira vez na segunda-feira, em Alcaria do Cume. Ele terá António Costa como co-piloto no Rally de Portugal, antes da sua campanha no Mundial de Ralis com um S2000 Fiesta S2000, a partir do Rally da Jordânia, em Abril.
Bernardo Sousa: “Embora eu não tenho muita experiência com este carro e com os pneus, eu já competi neste rally várias vezes. Não é fácil com todos os cumes e curvas, mas é excelente e estou ansioso para a perna em Lisboa. Terminar a corrida e seria uma vitória para mim. ”

Deixe uma Resposta

