Mikko Hirvonen > o melhor no espetáculo da Super-Special lisboeta!

Foi com alguma nostalgia que os carros do Mundial de Ralis (WRC) regressaram à capital nacional para a realização de uma especial competitiva. A Praça do Império recebeu a superespecial de abertura do Rally de Portugal, num troço que ofereceu grande espectáculo a todos aqueles que se deslocaram à zona ribeirinha de Lisboa e também àqueles que assistiram à competição pela televisão.

Ainda que pouca influência tenha em termos de competição, as super-especiais são sempre pródigas em espectáculo e a de Lisboa não foi excepção. Com o público a responder em grande número à ‘chamada’, foram os pilotos portugueses que mais aplausos receberam de forma compreensível.

Contudo, mesmo apostando no espectáculo os favoritos não deixaram os seus créditos por mãos alheias, com o melhor tempo a ser feito pelo finlandês Mikko Hirvonen, que efetuou o melhor tempo do troço com o seu Ford Fiesta RS WRC, em 2.49,6s, batendo o segundo melhor, Sébastien Loeb, por 1,3 segundos, em Citroën DS3 WRC.

Petter Solberg levou o seu DS3 até ao terceiro posto, ficando a 2,1 segundos da frente e ficando na frente de Sébastien Ogier, noutro carro da marca gaulesa. Jari-Matti Latvala realizou o quinto melhor tempo, aos comandos do segundo Ford Fiesta WRC oficial, sendo seguido de perto por Federico Villagra. Kimi Raikkonen foi o sétimo melhor, com o top 10 a ficar completo com as presenças de Matthew Wilson, Henning Solberg e Armindo Araújo.

O piloto português, que se estreia oficialmente aos comandos de um MINI Countryman (na versão S2000, passando para o WRC na prova seguinte) levou a melhor no confronto lusitano que o opôs a Bernardo Sousa, em Ford Fiesta WRC, mostrando assim alguns indícios de competitividade do carro desenvolvido pela Prodrive com o décimo tempo da geral, a oito segundos do melhor. Sousa, também ele a estrear-se com um Fiesta WRC, ficou logo na posição seguinte, um segundo depois de Araújo.

Bruno Magalhães, aos comandos do seu Peugeot 207 S2000, ficou com o 17º melhor tempo, perdendo 13,4 segundos para os líderes da especial. O quarto melhor português foi Ricardo Moura, com um Mitsubishi Lancer Evo IX, ficando pouco à frente do Renault Clio R3 de João Silva, 26º.

Mads Ostberg foi o infeliz protagonista de um pequeno incidente nesta superespecial, ao bater com o lado dianteiro direito do seu Fiesta WRC num dos muros de betão que ladeavam a estrada, acabando por partir a jante e fazendo com que a mesma se separasse pouco depois do carro. A roda desgovernada seguiu em frente, acabando por subir uma das grades de segurança e cair no meio dos espectadores, embora sem grande violência. Os meios de assistência foram lestos a reagir, respondendo com eficiência e com um dos feridos a ser levado para o hospital como medida de precaução. Quanto ao azarado Mads Ostberg este perdeu já quase dois minutos. Chegando ao fim, o piloto não escondeu a sua frustração, questionando-se por ter cometido um erro “estúpido com os pneus frios”.

Tempos na SS1:
1. M. HIRVONEN 2:49.6
2. S. LOEB +1.3
3. P. SOLBERG +2.1
4. S. OGIER +2.9
5. J. LATVALA +3.7
6. F. VILLAGRA +3.9
7. K. RAIKKONEN +5.1
8. M. WILSON +6.2
9. H. SOLBERG +6.5
10. A. ARAUJO +8.0
11. B. SOUSA +9.0
12. D. KUIPERS +9.8
13. K. AL QASSIMI +10.5
14. B. TEN BRINKE +11.5
15. P. VAN MERKSTEIJN +12.1
16. A. GRONDAL +13.2
17. B. MAGALHAES +13.4
18. N. FUCHS +14.0
19. E. VAN LOON +15.3
20. B. GUERRA +16.0
21. P. FLODIN +16.1
22. M. KOSCIUSZKO +16.9
23. H. PADDON +16.9
24. R. MOURA +17.4
25. M. SEMERAD +18.6
26. J. SILVA +19.3
27. K. KRUUDA +19.6
28. E. VEIGA +20.1
29. J. KETOMAKI +20.6
30. N. KONDRAKHIN +20.6
31. A. VILLANUEVA +21.0
32. D. TAGIROV +21.1
33. Y. PROTASOV +21.5
34. D. OLIVEIRA +21.8
35. Y. AL RAJHI +22.3
36. J. MARTINEZ BARREIRO +23.3
37. G. LINARI +23.4
38. Y. LEMES +23.8
39. H. HUNT +24.1
40. C. BREEN +24.4
41. B. REEVES +24.5
42. P. MEIRELES +24.7
43. C. RIEDEMANN +24.8
44. C. WARD +25.1
45. S. PAVLIDES +26.1
46. A. CRUGNOLA +26.5
47. V. GORBAN +26.7
48. R. LOUSADO +26.8
49. A. FISHER +27.3
50. M. BRUNELLO +27.8
51. T. VAN DR MAREL +27.9
52. M. NIINEMAE +28.1
53. J. CERNY +28.5
54. M. BALDONI +29.6
55. F. DE SANCTIS +30.2
56. M. AL SHAMSI +30.6
57. V. HENRIKSSON +30.7
58. M. TAYLOR +31.4
59. F. AHLIN +31.5
60. E. KAUR +33.2
61. P. NETO +35.0
62. J. SUAREZ +35.0
63. S. KARYAKIN +35.8
64. J. RAMOS +36.5
65. P. FREIRE +38.8
66. A. KIKIRESHKO +41.0
67. I. NOGUEIRA +43.0
68. B. AL JABRI +1:18.6
69. O. SALIUK +1:19.4
70. M. OSTBERG +1:52.1

Grande susto na SS de Lisboa!

Mads Ostberg perde uma roda do Fiesta WRC…que ‘galgou’ a vedação

Felizmente correu bem, mas podia ter tido consequências bem mais graves! Tudo se passou logo após o arranque da prova de Mads Ostberg, pois logo na primeira curva à esquerda, o norueguês deixou escorregar em demasia o Fiesta RS WRC e a roda dianteira direita bateu no passeio, com a jante a ficar desde logo muito mal tratada, saindo pouco metros depois, quando Ostberg tentava acelerar. O problema foi que a jante saiu, e com o ‘balanço’ foi projetada largas dezenas de metros, e, bem lançada, acabou por saltar a vedação que separa o percurso dos espectadores.

Quem assistiu desde logo ficou com a certeza quase absoluta que iria acertar em alguém, e a única esperança era que no meio de toda aquela gente, tivesse havido reflexos rápidos, e fosse possível passar o perigo até que a roda se imobilizasse.

Do mal o menos, a roda acabou por ferir um espectador, mas felizmente não com muita gravidade, apesar do INEM ter intervindo de imediato e o infeliz espectador tivesse sido levado ao hospital, nada de grave lhe foi diagnosticado, mais do que um valente susto.

Quanto ao azarado Mads Ostberg, perdeu já quase dois minutos para os homens da frente, tendo de cumprir o resto da especial com o seu Fiesta WRC assente em três rodas e no centro da jante partida. Quando o seu adversário, Petter Solberg, terminou, o norueguês ainda tinha uma volta inteira para fazer…

(apoio: Auto Sport)
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s