Resultado quase perfeito para a Citroën! Sem dúvida.

O terceiro e último dia desta edição do Vodafone Rally de Portugal viu um resultado quase perfeito para a Citroën Total World Rally Team. A terceira ronda do FIA World Rally Championship 2011teve um terceiro vencedor diferente com as honras para a pertencerem a Sebastien Ogier, que ganhou em Portugal pelo segundo ano consecutivo.

Em segundo lugar ficou o seu companheiro de equipa Sebastien Loeb que com o bónus da vitória na “Power Stage” recolheu mais três pontos. Na Ford Abu Dhabi World Rally Team, Jari-Matti Latvala reivindicou a terceira posição do pódio depois de três dias de muita competição com os homens da marca francesa e com o seu companheiro de equipa.

No último dia foram disputadas quatro classificativas com uma dupla passagem por Silves e Santana da Serra, esta última a mais longa (31,04 km) onde aconteceu o “Power Stage”. No entanto, a chuva na penúltima classificativa parecia que iria ser decisiva para o resultado final o que no entanto não aconteceu.

A passagem inicial pelo troço de Silves definiu o cenário deste dia final. Sebastien Loeb não atacou mas rodou num ritmo normal com o claro intuito de evitar ficar mais perto do companheiro de equipa. E a vantagem de Ogier era suficiente para manter a liderança, para mais nºao estando sobre pressão só um erro lhe iria retirar o triunfo. A equipa Ford voltou a estar em destaque com Mikko Hirvonen a arrebatar o quarto lugar a Matthew Wilson logo no início do dia.

O troço pareceu ser um treino para a passagem do início da tarde (Power Stage), com Petter Solberg a ser o mais rápido, procurando encontrar o “set-up” ideal para recolher os pontos adicionais em disputa. Mads Ostberg seguiu o exemplo garantindo o segundo melhor tempo, mas ao contrário de Solberg, foi incapaz de efectuar qualquer ganho real na classificação geral, na sequência do tempo perdido no primeiro dia.

A má sorte da Ford logo retornou, porém, com Mikko Hirvonen a partir a suspensão do seu Fiesta, deixando em aberto se seria novamente capaz de voltar a conquistar o quarto lugar. Mas a reparação efectuada na Zona de Assistência no fim da primeira secção deu os seus frutos para passar novamente Matthew Wilson que assegurou o quinto lugar final.

O líder do PWRC Hayden Paddon ainda apanhou um susto neste derradeiro dia quando a suspensão traseira do seu Subaru falhou e perdeu dois minutos. No entanto problemas para o segundo classificado, Benito Guerra, significaram que Paddon teve um aumento real de um minuto, apesar dos problemas.

Mas foi a primeira classificativa da última secção que parecia ser factor decisivo para o desfecho do rali. A chuva começou a cair no início e final do troço, aumentando gradualmente numa altura em que todos os pilotos ainda em prova enfrentavam o penúltimo ensaio.

Os 20 melhores carros partiram para o troço pela ordem inversa na classificação e com a chuva a aumentar o palco tornou-se muito escorregadio.  Solberg e Ostberg foram os mais rápidos, primeiro e segundo mais respectivamente. Facto que permitiu a Solberg subir do nono para sétimo, com apenas uma classificativa por realizar.

Mikko Hirvonen efectuou um rali monótono, mas seu companheiro de equipa e líder inicial do rali Jari-Matti Latvala salientou que o seu Fiesta estava configurado para piso seco pelo que não podia fazer melhor.

Mas foram os dois pilotos da Citroën a sofrerem mais neste período chuvoso. No final salientaram que no “Power Satge” optaram por realizar um andamento mais moderado de modo a não colocar em risco as duas primeiras posições da classificação geral.

Mas na derradeira passagem por Santana da Serra os pilotos encontraram um piso mais seco e limpo. Petter Solberg manteve cedo a liderança, assistindo à cobertura televisiva em directo para saber ansiosamente o resultado dos seus opositores. No entanto, não iria segurar as honras por muito tempo: enquanto Mikko Hirvonen se atrasou por danos na suspensão, também Latvala não  foi além do segundo lugar, enquanto Loeb garantiu a vitória. No entanto, Solberg tinha realizado um tempo suficiente para passar Kimi Raikkonen e reivindicar a sexta posição, atrás de Matthew Wilson.

É evidente que ambos os pilotos da Citroën tinha revisto seu jogo e Loeb partindo à frente de Ogier na estrada deu para reclamar o tempo mais rápido e os três pontos adicionais. Mas todas as atenções recaiam em Ogier que terminou a classificativa na terceira, atrás de Latvala, reforçando assim a conquista das duas primeiras posições para a equipa da Citroën.

No PWRC, Hayden Paddon teve uma merecida vitória na primeira ronda da série 2011, depois de ter passado por algumas condições adversas na sua carreira. O segundo lugar acabou por pertencer a Jukka Ketomaki, que disse que nunca teria acreditado que ele iria reivindicar tal posição depois de problemas que o afectaram no primeiro dia. Em terceiro lugar ficou Martin Semerad. O piloto checo ficou grato pelo facto da DMACK – fornecedor de pneus – ter sido autorizada a trocar a mistura de pneus inicialmente escolhida por razões de segurança.

Bruno Magalhães não só foi o melhor no grupo S2000 com o Peugeot 207 como assegurou o lugar de melhor piloto português nesta edição 2011 do Vodafone Rally de Portugal. Bastante satisfeito está também Pedro Meireles com o resultado alcançado. Venceu entre os participantes no Portugal de Ralis, embora tendo beneficiado do abandono de Ricardo Moura mesmo no final da derradeira classificativa do rali reservado a este campeonato (etapa de Sábado) com a caixa de velocidades partida. Mesmo assim Moura marcou 10 pontos com a prestação realizada na primeira etapa e continua a liderar o campeonato.

Este ano, aconteceram novos recordes nos troços, com excepção do troço de Silves, disputado com piso seco em 2010 e molhado em 2011. Uma clara demonstração das prestações evidenciadas pela nova geração da World Rally Cars, mas também, pelo cuidado e esforço que mantém perfeitas as condições das estradas que compõem as classificativas da deslumbrante região do Algarve, em Portugal.

(ACP)


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s