Rally de Portugal 2011 > gera impacto total de 91,8 milhões de euros!

Os dados são do estudo sobre a prova feito pela Universidade do Algarve. O montante em despesa directa equivale a 49,66 milhões de euros.

O Rally de Portugal de 2011 teve um impacto económico total situado nos 91,8 milhões de euros, de acordo com o estudo da Universidade do Algarve a que o Diário Económico teve acesso. Deste valor, há 49,66 milhões correspondentes a despesa directa (gastos de adeptos e equipas) e 42,16 milhões atribuídos a despesa indirecta, isto é, valorização da projecção de imagem nos media nacionais e internacionais. E 30,4 milhões de euros – 61,3% da despesa directa – têm origem não nacional.

Salienta o documento que isso “representa exportações na rubrica viagens e turismo com consequente benefício do saldo da Balança de Transacções Correntes de Portugal”. Em 2010, o mesmo estudo apontara valores totais a rondar os 85 milhões de euros – 49,7 milhões de despesa directa e 35 milhões em termos indirectos. A prova mantém o estatuto de maior retorno depois do Europeu de futebol em 2004. No entanto, embora cresça 20,4% no segundo item, sofre ligeira descida (2%) no primeiro.

Os dados do estudo confirmam a previsão feita ao Diário Económico em Fevereiro do ano passado por Fernando Perna, professor de Economia Aplicada e coordenador do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo na Universidade do Algarve, responsável pelo estudo anual. “Mais 3 a 6% de impacto económico total, ou seja, passar os 90 milhões de euros”, disse, na altura, Fernando Perna. E a previsão tinha suporte: “O Rally de Portugal demonstrou, nas edições de 2009 e 2010, uma resistência a ciclos económicos menos favoráveis, proporcionando resultados muito positivos em contra-ciclo com a tendência de muitos produtos turísticos”, referiu o docente universitário.

(Jornal Económico)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s