“Pilotos & Máquinas > desde 1987!

Conforme informámos anteriormente a revista “Pilotos & Máquinas” está a ser distribuída grátis, nos postos de abastecimentos, stands de automóveis e cafés, principalmente nos concelhos de Faro, Loulé e Albufeira.

É uma excelente publicação sobre o Rally de Portugal, plena de útil informação para todos aqueles que vão ver o importante evento, com horários, mapas das ZE e lista de pilotos.

“Fanáticos do Rally” não quer deixar passar a ocasião para congratular o amigo e colega jornalista, Paulo Moreno, que completa precisamente as suas “bodas de prata” este ano.

Parabéns Paulo e continua sempre na senda da informação dos desportos motorizados, muito particularmente a sul!

Apresentamos a “equipa” de Pilotos & Máquinas e as suas opiniões:

Paulo Moreno

Foi em 1987, no século passado, há 25 anos que tudo começou !

Quando pela primeira vez falei na “Rádio”, em Março de 1987, muito longe estava o pensamento de que o percurso seria este.

Foi em 1987 que tudo começou, no século passado, quando as reportagens do exterior para o estúdio tinham necessariamente que ser efectuadas por telefone da rede fixa, pois os primeiros telemóveis estavam a chegar a Portugal a preços exorbitantes.

Foi há um quarto de século que a primeira reportagem, a primeira entrevista e o primeiro programa Pilotos & Máquinas, produzidos, realizados e apresentados por mim, foram transmitidos nas ondas do éter, com a magia que só a Rádio proporciona e continuará a proporcionar, ainda que as novas tecnologias – Computadores e Internet – que chegaram algum tempo mais tarde, revolucionassem a vida de todos nós, inclusive o mundo da Rádio.

Foram 25 anos de empenho e dedicação, satisfação do dever cumprido, alguns amargos de boca, e muitos milhares de quilómetros percorridos, de sul para norte, de este para oeste, incluindo as ilhas, e vice-versa, querendo sempre fazer mais e melhor.

Foram milhares de minutos a falar de algarvios e não só, que participavam e participam nas diversas disciplinas dos Desportos Motorizados, e também de Comércio e Indústria Automóvel, em especial dos novos modelos que chegavam e vão chegando aos mercados, sempre com o intuito de informar e formar: um dos compromissos que assumi ao ser jornalista.

Em suma, estes 25 anos, são um percurso de vida totalmente preenchido pelo conhecimento aprofundado sobre diversas tecnologias que vão evoluindo na competição automóvel, em particular os rallyes: uma paixão que vem de criança.

Mais importante que tudo, entre os milhares de pessoas que conheci ao longo deste tempo, são as amizades que fiz e ainda perduram.

Estou convicto que, era e continua a ser impossível agradar a gregos e troianos, mas a missão foi e continuará a ser cumprida.

Resta-me agradecer a todos os que me apoiaram e continuam a apoiar, pois esse é para mim o verdadeiro reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o qual, se Deus quiser vou continuar a fazer, como vai acontecer em mais uma edição do prestigiado e emocionante Vodafone Rally de Portugal!

Miguel Roriz

Parabéns… e bom rali

Antes de fazer a antevisão do Rali de Portugal, primeiro há que dar os parabéns ao Pilotos & Máquinas, e sobretudo ao Paulo Moreno, por estes 25 anos de existência. Parabéns igualmente às estações de rádio que ao longo deste quarto de século apoiaram e continuam a apoiar um programa que versa sobre o desporto motorizado e o comércio e indústria.

Quanto ao Rali de Portugal, prova que com muita honra vamos mais uma vez levar até si através da Rádio Horizonte, Algarve FM e Solar, promete ser uma intensa batalha entre a Citroën e a Ford. Até ao momento o campeonato começou com o habitual domínio de Sebastien Loeb e o octa-campeão do mundo parte como principal favorito, numa prova em que nos últimos dois anos foi batido pelo seu então colega de equipa Sebastien Ogier. Com a chegada de Mikko Hirvonen à marca do “double chevron”, precisamente em substituição de Ogier, Loeb deverá ter um colega de equipa menos perigoso, pois o finlandês para além de estar ainda a conhecer o DS3 WRC vai estar seguramente mais preocupado em dar pontos à equipa.

Assim, a principal oposição deverá vir de Jari-Matti Latvala, pelo menos enquanto o finlandês conseguir manter o carro nos limites da estrada. A estrela maior da Ford venceu na Suécia, mas despistou-se quando liderava em Monte Carlo e voltou a bater no México quando tinha o pódio garantido, já depois de ter cometido um erro quando estava no comando. Deste modo, Petter Solberg é o melhor colocado na formação liderada por Malcolm Wilson e deve lutar com Hirvonen pelo pódio.

Surgem depois os outsiders, com Mads Ostberg, Henning Solberg, Ott Tanak e Evgeny Novikov do lado dos Fiesta, Nasser Al-Attiyah e Thierry Neuville pela Citroën, Dani Sordo com o Mini, e talvez Armindo Araújo, caso consiga ter as novas especificações homologadas recentemente no seu carro. Este é um grupo que pode lutar pelas posições próximas do pódio e aproveitar algum percalço dos homens da frente para fazer um brilharete.

Notas finais para a estreia de João Silva no WRC Academy com o Fiesta R2, numa competição que arranca precisamente no Rali de Portugal com 13 carros, e para o Campeonato de Portugal de Ralis, mais uma vez despido de interesse, com a presença de apenas quatro pilotos que estão inscritos na competição e onde o favoritismo vai inteirinho para Pedro Meireles, que não terá sequer de se preocupar com a presença de Ricardo Moura, pois o açoreano não nomeou esta prova para as suas contas no CPR.

 

José Gonçalves

Nas Bodas de prata do Pilotos & Máquinas

Loeb e Armindo concentram atenções

 

Cá regressa o Vodafone Rali de Portugal, o mais importante evento desportivo anual realizado no nosso País e a «joia da coroa» para todos aqueles, como nós, aficionados ao desporto automóvel.

E é um ano especial para o Pilotos & Máquinas, já que as «Bodas de Prata» são um momento assinalável para qualquer instituição e muito mais para um programa de uma área que atravessa particulares dificuldades, como é a do automóvel. Mas o bom trabalho e a perseverança de Paulo Moreno vão dando frutos e a continuação do sucesso é o que lhe desejamos.

Quanto à prova, o inevitável favorito é o francês Sebastien Loeb, que dominou do primeiro ao último metro o Rali do México pelo sexto ano consecutivo e lidera o WRC 2012. Até porque o único piloto que em condições normais o poderia «desafiar» seria Sebastien Ogier (que tem as mesmas duas vitórias na prova portuguesa, desde o seu regresso ao «Mundial», que o compatriota), mas para já não tem condições mecânicas para sequer o tentar.

E se, mesmo com Ogier, Loeb seria ainda assim favorito, tanto à vitória na prova do Automóvel Club de Portugal como no Campeonato do Mundo de Ralis, sem ele, a temporada anuncia-se como uma sequência de triunfos do francês – que poderá ser interrompida pontualmente na Finlândia, por exemplo – no caminho para um mais que provável (nono) título anunciado.

Mas para a afición portuguesa, este rali tem outro importante ponto de interesse: o nosso Campeão Armindo Araújo. Nesta nova etapa da sua carreira, o piloto de Santo Tirso continua ainda assim a não poder lutar com armas iguais contra os principais adversários. Todavia, vem do melhor resultado na carreira, no México (ainda que mais consentido do que conseguido) e é provável que possa testar para o Rali de Portugal, pelo que se espera que possa andar como sabe. E Armindo sabe guiar como poucos!

Os dados estão lançados e resta aguardar pelo rali e por mais uma excelente cobertura do Pilotos & Máquinas. Parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s