SS3 > Santa Clara – Loeb sai de estrada e abandona!

Líder do Mundial capotou o DS3 WRC

Sébastien Loeb perdeu todas as esperanças de vencer o Vodafone Rally de Portugal na terceira especial da prova. O campeão do Mundo saiu de estrada ao quilómetro sete da classificativa. As primeiras indicações davam o francês parado na estrada e foi o piloto que seguia, Ott Tanak, que explicou, no final, ter visto Loeb na berma a acenar aos restantes concorrentes para os informar que estava tudo bem com a equipa. Contudo, o seu carro estava longe da estrada.

…stranger in the night!

Loeb não foi o único piloto a ter problemas nesta desafiante especial nocturna. Mads Ostberg teve um furo no Fiesta WRC, enquanto Martin Prokop fez toda a classificativa com o carro a trabalhar em três cilindros. Sébastien Ogier, da Volkswagen, também sofreu. Primeiro foi a embraiagem do Skoda Fabia S2000 que deixou de cooperar e, depois, teve problemas eléctricos que provocaram um mau funcionamento das luzes.

Depois de terem dado espectáculo na super-especial de Lisboa, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, pilotos e co-pilotos enfrentaram três classificativas realizadas à noite, algo que não acontecia no Rally de Portugal há muitos anos. Este ingrediente adicional, em conjunto com a ameaça de chuva, que acabou mesmo por aparecer, foi o suficiente para uma sucessão de acontecimentos que ditaram uma classificação liderada pelos homens da Ford.

Com a chuva a cair apenas em algumas zonas dos troços, as especiais apresentavam condições de piso distintas. Alguns pilotos ainda tiveram de lidar com o pó que pairou no ar em determinados momentos, mas quem partia mais atrás já teve de passar em pisos com muita água, em especial na última classificativa, Ourique.

Houve também quem tenha sentido dificuldades para pilotar à noite e não se adaptou à fraca visibilidade inerente. Esses confessaram que não se sentiram confortáveis para acelerar e correr o risco de terem um acidente.

… e não foi só Loeb a “encostar” neste Rally!

Para além de Sébastien Loeb, houve mais pilotos que não conseguiram chegar ao Estádio do Algarve. Dani Sordo foi um deles. O espanhol abandonou após a segunda classificativa do dia com problemas eléctricos no Mini, razão pela qual os faróis falhavam. Outros conseguiram levar o carro até à assistência, mas com bastante sacrifício. O motor do Ford de Martin Prokop nunca funcionou em pleno. Sébastien Ogier teve problemas de embraiagem e, posteriormente, elétricos no Skoda Fabia S2000. Por fim, Armindo Araújo saiu de estrada logo na primeira especial da noite e confessou-se frustrado por terminar a etapa na 32ª posição da geral.

Um dos pontos de maior interesse do dia esteve relacionado com as tácticas iniciadas pelos pilotos da Ford e da Citroën ainda no dia anterior, após a qualificação. Loeb e Hirvonen optaram por abrir a estrada, enquanto Solberg saiu em 16º e Latvala foi o 17º. Apesar de não haver muito pó, o campeão do Mundo mostrou-se apreensivo com a falta de visibilidade à noite e de ter passado por zonas com muita lama. OS pilotos da Ford também sentiram falta de tração mas encontraram as especiais em melhores condições depois dos carros que partiram à sua frente terem “limpo” a estrada.

Esse foi o principal problema de Loeb, que sofreu por ser o segundo na estrada. A meio da terceira classificativa o francês falhou a passagem por uma curva e acabou por capotar o DS3 WRC. Desta forma, o líder do Mundial perdeu qualquer esperança de voltar a vencer em Portugal, mas tanto o piloto como o co-piloto saíram do acidente sem lesões.

Relativamente à classificação, Jari-Matti Latvala venceu o troço com o tempo de 8m34,4s. O segundo mais rápido foi Petter Solberg, que perdeu 2,7 segundos. Mikko Hirvonen efectuou o terceiro melhor registo, a 3,5s de Latvala.

Hoje, Latvala parte para o primeiro troço com uma vantagem de 2,6 segundos sobre Petter Solberg, enquanto Mikko Hirvonen ocupa a terceira posição a cinco segundos do líder do Vodafone Rally de Portugal.

2 responses

  1. Pingback: Feliz Ano Novo! | Fanáticos do Rally Portal

  2. Pingback: Rally de Portugal > Special é mesmo ESPECIAL… « Rally de Portugal > Special

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s